domingo, 19 de abril de 2009

Volande-"básico" dos carros de Fórmula Um


1) Pit lane speed limiter (Limitador de velocidade nas boxes): Evita que os pilotos excedam o limite de velocidade nas boxes. Na maior parte das pistas, o limite no Pit lane é de 120km/h.

2) Differential + (+ Diferencial): Acciona o sistema de engrenagens que permite que as rodas, de um mesmo eixo, girem em velocidades angulares diferentes. NOTA: Ver também 16 e 21.

3) Engine push (Forçar o motor): Dar mais rotação ao motor.

4) Gear upshift (Subir a marcha): Subir a marcha para dar mais velocidade ao carro.

5) Traction control + (+ Controlo de tracção): Aumenta o controlo de tracção para evitar a derrapagem. NOTA: Ver também 8 e 18. Banido em 2008.

6) Engine push setting switch (Mudanças no acerto do motor): Com a alavanca, o piloto pode fazer manualmente alguns ajustes no motor.

7) Clutch lever (Embraiagem): Utilizada antigamente como pedal, actualmente a alavanca da embraiagem é accionada com um simples toque. NOTA: Ver também 15.

8) Traction control (Controlo de tracção): Sistema para evitar que as rodas patinem, especialmente na entrada e saída de curva. NOTA: Ver também 5 e 18. Banido em 2008.

9) Team info inlap (Informações da equipa, volta a volta): Acciona um sistema com informações no ecrã sobre as voltas da equipa.

10) Burn out (Consumo de combustível): Sistema para controlar o consumo de combustível.

11) Multifunctional switch (Alteração multifuncional): Alavanca que permite efectuar ajustes ao consumo de combustível e às rotações do motor.

12) Lambda (Sonda Lambda): Sistema responsável pelo balanceamento da mistura de ar e combustível para que a emissão seja controlada.

13) Diagnostic (Diagnóstico): Disponibiliza informações detalhadas no ecrã sobre o funcionamento do carro.

14) Wing angle info switch (Alteração do ângulo da asa): Alavanca que permite alguns ajustes mínimos na asa do carro.

15) Clutch (Embraiagem): Com apenas um toque, a embraiagem é accionada e em centésimos de segundos a marcha pode ser trocada. NOTA: Ver também 7.

16) Differential selective switch (Mudança na selecção do diferencial): Altera o sistema de engrenagens que permite que as rodas, de um mesmo eixo, girem em velocidades angulares diferentes. NOTA: Ver também 2 e 21.

17) Team radio (Informações via rádio): Acciona o sistema de comunicação via rádio com a equipa e vice-versa.

18) Traction control - (-Controlo de tracção): Diminui o controlo de tracção. NOTA: Ver também 5 e 8. Banido em 2008.

19) Gear downshift (Reduzir marcha): Reduz a marcha para dar menor velocidade ao carro.

20) Engine break (Corte do motor): Botão para reduzir as rotações do motor. Usado especialmente nas últimas voltas da corrida.

21) x Differential - (-Diferencial): Reduz o sistema de engrenagens que permite que as rodas, de um mesmo eixo, girem em velocidades angulares diferentes. NOTA: Ver também 2 e 16.

22) Neutral (Neutro): Botão deixa a caixa de velocidades na posição neutra.

23) Display page chan (Visualização de informações): Botões que mudam a página de exposição no visor.

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