sábado, 20 de dezembro de 2008

Última vitória de Clark

Jim Clark, nascido em 4 de março de 1936 e morto em 1968 no dia 7 de abril na antiga F2 em um acidente, praticamente um mês antes do 2° GP da temporada.

Tido por muitos como um dos maiores da F1, morreu no auge de sua carreira, foi o maior piloto da Lotus, sua equipe depois de sua morte deu 2 títulos um em 1968 do G. Hill e outro em 1970 com Rindt). Talvez se ele tivesse vivo, teria mais dois títulos e mais vitórias em sua carreira. Clark foi o tipo de piloto que fazia muita gente ir assistir suas corridas.

Mas 1 de janeiro em uma segunda-feira marcou a última de 25 vitórias dele.Foi no GP da África do Sul no difícil circuito de Kyalami. Jim Clark, conseguiu a poli, liderou 79 das 80 voltas, fez a volta mais rápida e venceu.

Aquele seria mais um ano em que ele conseguiria o título, pois ele vencera a corrida facilmente chegou a mais de 25 segundos na frente do G. Hill e mais de 30 segundos à frente de Rindt, os únicos que terminaram na volta do líder.Mas, ele mesmo não sabia do futuro.

É certo que ele morreu líder do campeonato e conforme disse aquele seria um ano fácil para ele, a Lotus dominou a temporada de 1968.

No entanto ele morreu antes de correr o segundo GP (da Espanha), dia 1° de janeiro irá fazer 41 anos desta vitória. Infelizmente ele morreu no auge de sua carreira, foi um dos poucos pilotos assim como Hawthorn, Senna, Ascari e Rindt ... , que arriscaríamos a dizer que tinha um futuro diferente com mais vitórias, se não tivesse morrido. Pois quando morreram, suas equipes tiveram um futuro promissor.



Tem 3 min de corrida. Sendo que o tempo total foi de 1 hora e 53 minutos.
O n° 5 é G Hill, 4 é Clark e 16 Stewart (este saiu por problema no carro na 43ª volta)

Nenhum comentário: