terça-feira, 14 de abril de 2009

Jim Clark por Colin Chapman

A primeira vez que ouvi falar de Jim Clark foi através de Jock McBain, que havia comprado carros esportes da Lotus de nós por dois ou três anos.

Ele mencionou um jovem fazendeiro, já legendário nas Terras Altas, o qual descreveu como um ótimo piloto.

O meu primeiro encontro com Jimmy foi quando ele foi a Brands Hatch para testar um carro da fórmula 2, em nome da Border Reivers, que estava pensando de comprar um.

Eu fui até lá e fiquei impressionado com a maneira que dirigiu o carro, especialmente porque era a primeira vez que pilotava um monoposto, e também sua primeira vez em Brands Hatch.

Era constante, consistente e razoavelmente veloz.

Mais ou menos na mesma época, ele dirigiu um Lotus Elite para a Border Reivers em Le Mans, indo muito bem, e minha impressão sobre sua performance foi reforçada quando ele dirigiu um Lotus Elite no Boxing Day em Brands Hatch. Eu dirigi na mesma corrida, e nós tivemos exatamente os mesmos tempos.

Imediatamente eu perguntei se ele gostaria de se juntar ao Team Lotus.

Isto aconteceu durante o período em que o Team Lotus estava em um estágio da transição, de ser uma equipe competindo em que eu era o piloto principal, e tudo era feito em meu benefício, para uma equipe onde eu patrocinava para outros pilotos.

Esta transição coincidiu exatamente com a chegada de Jimmy ao Team Lotus e consequentemente era o primeiro piloto a vir realmente à equipe como seu piloto principal. Assim realmente nós viemos juntos: O Team Lotus estava começando nos Grand Prix e Jimmy estava começando nos Grand Prix. Um fato que conseqüentemente nos uniu muito, e nos fez aprender muito juntos. Assim fizemos nossa associação muito interessante e que gerou muitos frutos.

Logo percebi que estava diante de um piloto tão bom, e de um homem com quem eu estava tão completamente sintonizado, que eu poderia me aposentar da pilotagem e me dedicar exclusivamente a produzir carros para o Jimmy pilotar. E foi o que fiz.

Desde o começo, nós sempre pensamos igualmente e agimos igualmente, nós queriamos, ambos, fazer um trabalho completamente de primeira linha, e nós caminhamos sempre juntos no mundo das competições.

Isto é algo que nunca se repetirá outra vez, para mim, no mundo do automobilismo. Devido a todos os problemas, todos os sucessos e angústias que nós compartilhamos juntos (e muitas não foram angústias ligadas ao automobilismo).

Durante todo o tempo que trabalhei com Jimmy, tudo foi sempre muito amigável, muito cooperativo. Para mim, isto fazia o trabalho ser agradável, fácil e prazeiroso.

Além disso, ele desenvolveu um grande conhecimento técnico. Quando começou a pilotar para mim, naturalmente não tinha um conhecimento formal de engenharia.

Mas tinha o que eu posso somente descrever como uma inteligência muito muito boa, e desenvolveu o lado da engenharia do automobilismo tão rapidamente que logo eu podia interpretar suas expressões a respeito do carro, da sua manipulação e das suas exigências e assim por diante.

E isto me facilitou muito o desenvolvimento de carros melhores.

Certamente, ele não era um piloto de desenvolvimento no sentido que eu conhecia, mas penso que isso me deu resultados melhores do que eu poderia ter com um piloto treinado no sentido da engenharia.

Jimmy não tinha nenhuma idéia preconcebida, ele fazia meramente o relatório dos fatos, o que acontecera realmente, e não tentava extrair suas próprias conclusões. E naturalmente, de muitas maneiras, este é o piloto ideal para que um coordenador trabalhe - infelizmente, você encontra alguns pilotos que tem um pouco de conhecimento de engenharia e dão forma a suas próprias conclusões sobre o que está acontecendo, e, possivelmente inconscientemente, distorcem os fatos. Isto Jimmy nunca fez.

Eu posso dizer que Jimmy Clark era um piloto que estava sempre relaxado, ele estava sempre no comando da situação e pilotou muito raramente além de 90% de sua capacidade. O resultado era que parecia pilotar sempre muito fácil e suavemente. Tinha tanta habilidade natural que pilotando abaixo do seu limite deixava distante a maioria dos outros pilotos.

Houve ocasiões em que pilotou realmente duro e naturalmente essas eram as ocasiões raras em que mostrava seu gênio para pilotar muito mais rapidamente do que qualquer outro piloto. Eu recordo no GP Alemão de 1962 em Nurburgring, quando na linha de largada se esqueceu de ligar as bombas de combustível, e assim largou atrás.

Este era o tipo da coisa que acordaria o tigre dentro dele, porque sentiu, certo ou errado, que tinha cometido um erro e era uma obrigação para ele corrigi-lo. Pilotou fantasticamente neste dia, de modo que embora terminasse somente em quarto, eu possa colocar esta corrida como uma de suas melhores.

Igualmente no GP Italiano em Monza em 1967 fêz algo que até esse dia eu e todos os outros consideravam impossível. Teve um pneu furado que o deixou uma volta e um quarto atrás, e em Monza compensar uma volta -mesmo se você tem uma potencial para andar mais rapido do que os outros pilotos - você termina invariavelmente levando os outros a reboque com você. Mas o Jimmy passou os líderes, livrou-se deles, e compensou então uma volta inteira em cima deles.

Este eu imagino, que foi um feito de um virtuoso que nenhum outro piloto fez ou jamais fará.

Mas esse tipo de pilotagem foi raro na carreira de Jimmy, quando ele realmente pilotou forte. Eu posso lembrar de mais umas quatro ou cinco ocasiões nos dez anos em que pilotou para mim, que ele realmente extraiu todos seus recursos.

Porque geralmente era capaz de fazer um começo muito rápido, saindo na frente dos adversários, e demoralisando-os. Desse momento em diante pilotava tranquilo para conservar seu carro e suas próprias energias.

Eu nunca o controlei quando estava competindo, tudo que eu fazia era dar a ele a maior quantidade de informações possível, e deixá-lo fazer sua corrida.

Eu acredito que o piloto é o único homem qualificado para tomar as decisões como por exemplo o quanto rápido pode andar. É o único homem que pode medir a sua potencialidade e a do seu carro dentro da corrida. Eu considero que é absolutamente futil para todo chefe de equipe tentar controlar um carro durante uma prova. Sua função é dar ao piloto as informações, o piloto decide as táticas da corrida e pilota conforme elas.

Na verdade a alegria de Jimmy não era pilotar monopostos em GPs quando ele sempre era aclamado pelas multidões. Ele gostava muito mais, por exemplo, das corridas de Cortina, onde ele pilotava por divertimento, por puro prazer.

Ele me dizia que as suas corridas mais agradáveis, de seu próprio ponto de vista, foram quando ele pilotou os Cortinas, porque o carro era relativamente difícil, ele não era um carro de competições preciso, ele era um carro com o qual você podia jogar. Podia fazer todas as sortes de coisas ridículas com ele, e Jimmy apreciava isso - não porque satisfazia a multidão, mas porque o satisfazia.

Eu acho que Jimmy jamais analisava as reações das multidões, certamente nunca estava competindo para seu público. Estava competindo para si mesmo.

Jimmy realmente apreciava o automobilismo, muito. Por isso sempre quis tentar todas as formas diferentes de competir - isso foi uma coisa que só evoluiu com sua carreira.

Por isso ele foi a Indianápolis. Certamente ele não foi porque conhecia o quanto colossal era essa corrida, ele foi somente porque para ele era um novo tipo de automobilismo, sendo assim, ele quis prová-lo. Pela mesma razão, correu mais tarde uma corrida da Stock Car americana, simplesmente porque era algo novo, e ele adorava novos desafios. Ele se divertia tanto pilotanto um kart como um carro de competições. Qualquer coisa que desafiasse sua coordenação e controle eram emocionantes para ele.

Pela mesma razão ele realmente amou voar.

Recordo que pouco tempo antes de seu acidente, ele estava falando sobre seu futuro e o que iria fazer quando parasse de competir, e disse que finalmente havia tomado a decisão de não voltar a ser fazendeiro. Ele amava cultivar, mas eu acho que teria dificuldades de voltar para trás depois de viver o excitante mundo da competição, de voar e também pela vida que passou a levar. Eu acho que ele iria fundar algum negócio no ramo da aviação.

Ele já havia feito alguns investimentos em aviação na Austrália, embora eu pense que ele não tinha a idéia de se estabelecer por lá, como alguns achavam. Ele realmente gostava muito da Austrália e da Nova Zelândia, apreciava o clima e também as pessoas, mais da Austrália do que provavelmente da Nova Zelândia. Mas acho difícil que ele ficasse vivendo lá. Eu penso que voltaria provavelmente a Europa.

Naturalmente é dificil dizer quanto tempo mais ainda ele se dedicaria as competições. Nós já tinhamos falado sobre isso e certamente ele ainda estaria na Fórmula 1 até 1970. Ele já tinha ganho todos os principais GPs com excessão de Mônaco, e ele adoraria ter ganho em Mônaco.

Ele relamente não gostava de alguns circuitos, Spa sobretudo. Sentia que era um circuito perigoso, e ficava sempre muito feliz quando terminava o GP belga. Isto deve ser devido ao fato que em sua segunda corrida em SPA seu companheiro de equipe Alan Stacey sofreu um acidente fatal, e eu acho que isso causou uma má impressão a ele que durou todo sua carreira. O certo é que ele se sentia aliviado sempre que a corrida em Spa terminava. Também não apreciava muito Silverstone. Não porque sentia ser um circuito perigoso, ele apenas achava que era um circuito desinteressante.

Mas, assim como Mônaco, gostava de Nurburgring - este era outro de seus favoritos, porque eu acho que estes dois eram mais seletivos do que a maioria dos outros.

Uma das coisas sobre o Jimmy era a habilidade de se adaptar, ou treinar-se, para lidar com quase todas as situações na vida. Isto ele demonstrou em seu desenvolvimento como uma figura internacional.

Quando foi campeão do mundo pela primeira vez, ele estranhava muitos os discursos e as aparições em público que teve que fazer, era muito estranho para ele e ele teve que trabalhar muito este lado.

Mas, como qualquer coisa que enfrentou, ele dominou e se tornou um mestre muito rapidamente.

Se não tivesse se tornado o melhor piloto, eu estou certo que chegaria ao topo em qualquer profissão que escolhesse para si.

Eu já pensei muito sobre o Jimmy e outros pilotos, e tento analisar o que o fez realmente assim tão superior aos outros em sua atividade e chego a conclusão que deve ter se sobressaido aquele que teve somente uma inteligência muito superior. Era muito rápido em avaliar uma situação, e não necessariamente quando estava pilotando. Sua mente tinha o poder de absorver e resolver matérias estranhas a ele, e certamente esta é uma marca de qualquer grande profissional, que pode diferenciar os especiais dos comuns.

Ele tinha também atributos físicos excepcionais, golpe de vista, coordenação e assim por diante. Não somente teve estes atributos físicos, mas teve a habilidade mental de desenvolvê-los, mais um tremendo auto-controle. Acho que isso se deveu a sua origem familiar, a sua formação e a sua escola.

Eu me aproximei mais dos seus pais realmente somente depois do seu acidente, e vendo a maneira com reagiram aquela adversidade, eu deduzi que foi aí que começou este auto-controle fantástico. Cultivar deve tê-lo moldado muito também, pois para mim os fazendeiros no geral conseguem aceitar a vida e os seus revéses com um grau muito maior do que a maioria das pessoas - têm que aceitar a influência do clima e outras coisas que estão fora de seu controle, e ainda assim têm que pensar em suas próprias vidas, e em sua prosperidade.

E possivelmente também, isto Jimmy demonstrou na maneira com qual renunciou sempre a alguns dos problemas da vida e de viver. Esta capacidade o fez lidar assim excepcionalmente bem com eles.

Olhando em volta e vendo outros pilotos agora, eu acho sem preconceito - embora eu deva admiti-lo um pouco - que não vejo nenhum que chegue nem perto de ter a habilidade total que Jimmy teve.

Realmente, sua habilidade era muito maior do que ele mesmo revelou. Como eu disse, pilotava raramente no limite de sua capacidade, muito raramente mesmo. E isto deixa um abismo entre ele e os outros pilotos, mesmo os melhores.

Certamente isso não pode ser mostrado simplesmente num livro de Recordes. Não o que ele fêz, mas a maneira como fêz. Fazia com muitas reservas, aquilo que era quase impossível acreditar.

Embora tenha se sobressaído como piloto, eu sinto que este não é o maior crédito de Jim Clark. Eu penso que sua influência mais profunda, certamente em mim e em todos que o conheceram, não era sua habilidade como piloto, mas seu sucesso como um homem. Foi completamente ajustado à vida e seus problemas, teve uma integridade incomparável. Foi justo e honesto - o "íntegro" é a melhor palavra para descrever suas qualidades.

Este é o homem que eu recordarei sempre, não simplesmente um homem que ganhou um número recorde de corridas. Era um homem que servia de exemplo aos outros.

Nenhum comentário: