terça-feira, 10 de junho de 2008

Fabuloso Fittipaldi (Roberto Farias - 1973)

Documentário de longa metragem focalizando o campeão brasileiro de automobilismo de Fórmula I, em 1972 - os treinos, a emoção em si, as corridas disputadas nas pistas, mas também o quotidiano do ídolo, sem ser o homem máquina que todos imaginam, junto a família, à esposa Maria Helena.

Premiações

- Melhor Som (Alberto Viana e Michel Uberali), Prêmio Coruja de Ouro, INC - Instituto Nacional de Cinema, RJ 1973.

- Melhor Documentário, Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, SP, 1974.

Curiosidades

- Durante os três meses de filmagem foram gastos 1.800m de película em 16mm, posteriormente ampliados para 35mm.

- Estreou concomitantemente no Rio e em São Paulo em circuitos lançadores, permanecendo em cartaz durante duas semanas.

- Os produtores não estragaram carros em acidentes falsos.

- Os cenários vistos como pano de fundo são os de vários países: Alemanha, França, Inglaterra, Áustria, Brasil (SP), na época dos GP's internacionais.

- O filme não chega a abordar a bem sucedida saída da McLaren para a criação do Copersucar-Fittipaldi, único F1 cem por cento brasileiro, que teve como melhor resultado um segundo lugar no Grande Prêmio Brasil. O carro teve inovações que são utilizadas até hoje, além de ter um dos menores índices de quebra de todos os tempos na F1, incluindo-se Ferrari, McLaren, Lotus, Willians e outras.

- (...)"Para quem não entende nada de carros e de pistas há algumas pequenas e rápidas lições, embora um pouco complicadas e obscuras. É uma excitante volta pelo circuito de Interlagos, num carro comum. Mas Farias poderia ser mais sutil ao colocar a publicidade de determinados produtos em seu filme. Afinal, não gastou tanto assim na produção para precisar vender uísque, relógio, sabonete, carro etc..." (crítica da época escrita por Miguel Jorge).

Elenco: Emerson Fittipaldi, Maria Helena Fittipaldi, Jackie Stewart, Ronnie Peterson, Clay Regazzoni, Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Juse Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Júnior, Nina Rindt, Novelli e seu Conjunto Azimuth, Denis Hulme, Denis Roland, François Cevert, Jack Ickx, Jochen Rindt e Jean Pierre Beltoise.

Abaixo uma cena do documentário com Emerson Fittipaldi dirigindo um Maverick em 1972 no antigo traçado de 8km de Interlagos-SP.


Nenhum comentário: